Castanhas no cardápio: veja os benefícios!

Ricas em proteínas, fibras e antioxidantes, elas fazem um bem danado à saúde

castanhas
Por Daniela Andrioli - 02/02/2018

Castanhas fazem bem à saúde | FOTO: Shutterstock

Ricas em proteínas, fibras e antioxidantes, as castanhas são produtos originalmente brasileiros que possuem uma excelente composição nutricional. De acordo com a nutricionista Klara Rahmann, consultora da Enova Foods, elas podem ser consumidas diariamente, tanto ao natural ou junto com uma fruta ou iogurte. “Cada nuts tem o seu conteúdo próprio de nutrientes essenciais, de forma que quando consumidas juntas, e com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes”, explica. Veja outros motivos para incluí-las no cardápio agora mesmo!

1. Castanhas dão saciedade

Por conta da consistência mais dura (o que força maior tempo de mastigação) e a sua composição nutricional rica em gorduras insaturadas, fibras e proteínas, as castanhas são digeridas mais lentamente e estimulam a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade.

2. Melhoram o controle de peso e da glicemia

O tipo de gordura (mono e poli-insaturadas) encontrado nas oleaginosas é absorvido mais rapidamente pelo corpo e tem efeito no aumento do metabolismo, o que pode contribuir para o controle de peso. Elas também ajudam a controlar a glicemia, devido à associação entre o alto de teor de fibras, gorduras insaturadas e o baixo teor de carboidratos.

3. Fortalecem os ossos e dentes

Devido ao alto teor de fósforo e magnésio presentes nas castanhas. O fósforo se une ao cálcio para tornar os dentes e ossos mais rígidos quando os níveis de magnésio estão equilibrados.

4. Melhoram a memória, aprendizado e concentração

As castanhas são ricas em vitamina E, selênio, magnésio e ômega-9 que agem no sistema nervoso, limpando as toxinas que levam a morte dos neurônios e contribuindo na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

5. Fornecem uma barreira antioxidante aumentando a imunidade

Substâncias naturalmente antioxidantes como a vitamina E, selênio, zinco e compostos fenólicos que estão presentes nas castanhas são capazes de combater a produção de radicais livres pelo corpo.

6. Reduzem o colesterol ruim

As castanhas têm baixo teor de gorduras saturadas e um elevado nível de gorduras insaturadas (as boas). Além disso, a presença de fitosteróis (extratos vegetais muito eficazes na redução dos níveis de colesterol) e antioxidantes também garantem a redução do mau colesterol.

LEIA TAMBÉM: