Dicas para otimizar o espaço: integre as salas de jantar e estar à cozinha
Uma das melhores dicas para otimizar o espaço é utilizar um único móvel para duas funções. Isso torna o ambiente mais limpo!

Foto: divulgação
Quantas vezes você chegou em casa cansado do trabalho, querendo que as distâncias entre os cômodos se reduzissem? Quem mora em apartamentos pequenos e com muita mobília sabe bem o que é percorrer uma “corrida de obstáculos” para chegar à cozinha após um exaustivo dia. A designer de interiores Fabiana Sousa explica que uma das dicas para otimizar o espaço é apostar na confecção de um mobiliário multiúso, ou seja, que tenha diversas funções.
Sabores e cores
Na hora de decorar pequenos cômodos, o ideal é escolher projetos criativos e que prezem pelo aproveitamento de espaço, como afirma a designer de interiores Karine Gonçalves. No apartamento de um jovem casal, a profissional integrou a cozinha à área social, dando a impressão de que a sala era maior que na realidade.
“Como não havia muito espaço, desenvolvemos um móvel que serve tanto como mesa de centro, como bancada de refeições. Os assentos, quando conjugados, viram mesa de apoio para objetos, ou até pufes, quando falta lugar na sala para as visitas se sentarem”, conta a especialista.

Foto: Divulgação
Organização
Um único móvel foi usado como estante e como buffet, atendendo o espaço de TV e dando apoio à mesa de jantar. Isso torna o ambiente mais limpo, já que não fica entulhado de diferentes pequenos móveis. O custo aproximado para montar esse espaço de convivência, que inclui cozinha, sala de estar e jantar é de R$15 mil.
Texto: Isabela Pimentel/Colaboradora; Consultoria: Karine Gonçalves, designer de interiores
LEIA TAMBÉM: