Dúvidas sobre coloração? Saiba como usar as tinturas de cabelo

Acabe de vez com a incerteza e mude a cor das suas madeixas usando as tinturas de cabelo específicas para cada tipo de mulher

Mulher branca e loira virada para a diagonal do lado direito com uma mulher usando tinturas de cabelo para pintar as madeixas dela usando papel alumínio e um pincel preto.
Por Diana Diniz - 24/01/2018

Foto: Shutterstock.com

Se existe um tema que causa muitas dúvidas nas mulheres, com certeza, é a coloração. Para nos ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, a cabeleireira paulistana Alessandra Calçolari, especialista em tinturas de cabelo, dá algumas dicas valiosas.

1. Tonalizante

É indicado para os primeiros fios brancos, para dar uma pequena nuance no cabelo ou para tonalizar reflexos. Por ser uma coloração semipermanente, esse produto se fixa apenas na camada mais externa do cabelo e, por isso, sai mais rápido.

2. Tinturas de cabelo

As tinturas de cabelo são permanentes e é indicadas para pessoas com mais de 50% de fios brancos e para quem deseja mudar consideravelmente a cor dos cabelos.

3. Como tirar

Não dá para retirar a coloração do cabelo e ele voltar a ser natural. Para remover a tintura, só com paciência para esperar o cabelo crescer novamente.

4. Cabelo natural

Geralmente, nas madeixas naturais o profissional tem mais liberdade de aplicar a cor que a cliente desejar. Já nos fios submetidos a procedimentos, deve-se fazer correção de cor e um teste para ver se os cabelos têm estrutura para receber coloração. Portanto, fio natural é mais fácil de ser trabalhado, o que não significa que o processado quimicamente seja difícil de receber uma nova coloração.

5. Duração do tonalizante

Em geral, esse produto dura, em média, 15 dias nos fios.

6. Cuidados pós-coloração

É necessário fazer hidratação e usar produtos próprios que o profissional indicar.

7. Retoque da raiz

Na opinião da profissional, o retoque de fios brancos é indicado, no máximo, a cada 45 Acabe com a incerteza e mude sua cor! Fotos: moisés pazianotto coloração coloração? Dúvidas sobre dias. Nos cabelos loiros, é recomendado a cada 20 dias. Já para uma coloração tom sobre tom, a reaplicação pode ser feita apenas quando a raiz incomodar. Nos cabelos vermelhos, é indicado fazer o retoque a cada 30 dias.

8. Fios brancos

A melhor maneira de cobri-los é usar coloração permanente. Não existe uma cor mais fácil para cobrir esses fios, o que importa é o diagnóstico dado pelo profissional, que, se for correto, esconderá os brancos totalmente.

9. Fios pretos chegam a loiros?

Alessandra explica que sim, no entanto, isso depende da estrutura do fio. Se for um cabelo saudável, pode ser feito o processo de descoloração. Mas é preciso ter paciência, pois, em um clareamento de um fio muito escuro para um muito claro, são necessários vários processos. Já se o cabelo estiver muito danificado, não é indicado, pois pode prejudicar ainda mais os fios.

10. O que é balayage?

Balayage, em geral, pode ser entendida como reflexo ou luzes, mas, segundo a cabeleireira, não é um termo muito utilizado atualmente.

11. Tinta estraga os fios?

As tinturas, hoje em dia, não danificam muito os fios, pois têm tecnologia avançada. Mas é importante lembrar que um processo químico sempre resseca um pouco as madeixas.

12. Clarear ou escurecer?

Se a cliente deseja escurecer o cabelo ou mudar a nuance, é possível fazer com tinta. Se o desejo é clarear, então é necessário um processo de descoloração.

13. Decapagem

É um processo que consiste em retirar a cor existente no cabelo por meio de uma descoloração e aplicar uma nova cor.

14. Pré-pigmentação

Pré-pigmentação significa devolver os pigmentos que o fio perdeu quando foi descolorido. É indicado quando a cliente deseja escurecer o cabelo que está muito claro.

15. Cor da embalagem

Para conseguir chegar à cor da embalagem, é preciso entender um pouco de coloração, pois, na maioria dos casos, a cor dos fios tingidos não fica exatamente igual à que está na embalagem. Isso depende do tipo e da cor do cabelo que recebeu a tinta.

16. Qual dura mais?

Se forem tomados os cuidados necessários, todas as colorações duram, com exceção dos tons vermelhos, que, por terem as moléculas de cor muito grandes, não se fixam totalmente nos fios, fazendo com que essa tonalidade sofra um desbotamento mais rápido.

17. Fios finos

A tintura não engrossa os cabelos. O que acontece é que o fio pode ficar mais ressecado, dando a impressão de que é mais grosso.

18. Cabelos cacheados e lisos

Qualquer tipo de cabelo pode receber tintura. O importante é ter os cuidados depois de aplicar a química, que podem ser diferentes em cabelos crespos ou lisos, mas sempre precisam existir.

19. Alisamento e cor

Quem fez um alisamento precisa fazer um teste de mecha antes para saber se as químicas são compatíveis e se não há perigo de estragar os fios.

20. Sem amônia

Existem atualmente produtos sem amônia. A profissional dá alguns exemplos: Color touch (Wella), Richesse (L´Oréal) e o Glam Meches (Redken).

21. Gravidez

Em geral, a permissão para usar tinturas de cabelo durante a gravidez depende muito do médico que está acompanhando a gestantes. Alguns permitem e outros não.

22. Função do oxidante

O oxidante serve para revelar a cor da tinta no cabelo.

23. Reflexo

Para Alessandra, o processo feito com touca já não é tão usado, pois, com ela, é difícil pegar os mesmos fios em um retoque, o que deixa a pessoa cada vez mais loira. Já com papel, além de ficar mais bonito, permite que o profissional tenha mais controle sobre o seu trabalho.

24. Tom de pele

Segundo a cabeleireira, é o profissional quem deve identificar a melhor opção. Mas, em geral, as pessoas com pele muito clara ficam bem com cores claras. Quem tem sardas pode usar tranquilamente tinturas de cabelo em tons avermelhados. Já para as morenas, o melhor são cores voltadas para o marrom.

25. Como manter

É importante usar regularmente os produtos indicados pelo profissional.

26. Luzes ressecam?

Em geral, sim. Isso porque, em um processo de clareamento, o cabelo perde elasticidade, o que causa o ressecamento. Porém, uma boa hidratação resolve o problema.

27. Descoloração

A descoloração deve ser feita somente quando se deseja obter uma cor mais clara do que a que está nos fios.

28. Não deu!

Se o resultado da aplicação da cor não for o esperado, o ideal é procurar o tom ideal com a ajuda do profissional.

29. Produtos

Os produtos feitos especialmente para cabelos coloridos funcionam, desde que sejam aplicados de forma correta, claro!

30. Proteção

O ideal é não lavar os fios 24 horas antes da aplicação das tinturas de cabelo, pois a oleosidade natural do cabelo protege o couro cabeludo, evitando possíveis alergias.

Texto: Redação Alto Astral |Consultora: Alessandra Calçolari, especialista em tintura, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM