Siga esses três passos para acabar com a acne de vez!

Atitudes simples do dia a dia garantem uma pele saudável e sem espinhas!

mulher espremendo espinha
Alimentação correta pode ajudar a combater a acne | FOTO: Shutterstock

Você sabe como acabar com a acne? Com esses três passos abaixo, você conquistará uma pele lisinha e sem manchas!

Alimentação

A nutricionista Elaine de Pádua explica que alguns alimentos podem ajudar a eliminar a acne, ou fazê-lá diminuir de tamanho e outros também podem colaborar para que ela apareça. “Quem não tem o hábito de ingerir frutas, verduras e legumes e ingerem altas quantidades de alimentos ricos em farinha refinada, chocolate e produtos industrializados costuma ter uma pele pior do que aqueles que mantêm um cardápio balanceado. Devemos consumir com moderação alimentos industrializados com alto teor de conservantes, corantes, aromatizantes e sal, além de tomar cuidado com frituras e embutidos”, conta.

Está comprovado!

Segundo um estudo publicado no Journal of American Academy of Dermatology, pessoas que ingerem carboidratos refinados e açúcar podem piorar o quadro de acne, principalmente para quem já tem o histórico da doença. “A razão se deve por culpa do índice glicêmico, já que alimentos com alto IG aumentam as taxas de glicose no sangue, o que eleva a produção de insulina e que em excesso aumenta a taxa de gordura corporal causando um desequilíbrio orgânico”, diz a nutricionista.

Nutrientes essenciais

A especialista recomenda para a prevenção e tratamento da acne o consumo de vitamina C (mamão, goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócolis, tomate) e betacaroteno, (cenoura, abóbora), que são os nutrientes com maior ação antioxidante encontrados. Elaine recomenda também a ingestão de zinco, devido a ação anti-inflamatória (frutos do mar, ovos, semente de abóbora, de girassol) e cromo, devido a diminuição da resistência à insulina (uva, passas, cereais integrais). “O consumo de vitamina B6 também é recomendado porque ele equilibra o metabolismo hormonal, assim como a vitamina B2, que controla a oleosidade da pele (gema de ovo, cereais integrais, feijão, soja, grão
de bico, lentilha)”, diz Elaine.

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