Gestação saudável: quantos quilos devo ganhar durante a gravidez?

Embora o ganho de peso seja normal durante o período, é preciso atenção

Mulher em gestação fazendo coração com a mão
O ganho de peso durante a gestação não pode ser indiscriminado e deve ser planejado para ser saudável (Foto: Pixabay/Shutterstock Images)

Durante a gestação, a briga com a balança parece constante. Seja para ganhar ou perder peso, estamos sempre de olho para não exceder os limites. E não tem jeito. Uns quilinhos a mais sempre vêm e alguns não vão embora.

Embora esse ganho seja inevitável é preciso que haja o controle dele para que os limites não se excedam. Tanto uma subnutrição quanto um sobrepeso podem ser prejudiciais ao bebê. Para garantir que não haja problemas desse tipo, é preciso sempre manter o peso ideal. Mas, quantos quilos se deve aumentar para garantir uma gestação saudável?

Não por razões estéticas, mas pela saúde da mães e do bebê, o ganho de peso na gravidez deve ser  gradual e controlado.

De modo geral, mulheres que engravidaram com o peso corporal saudável (IMC entre 18,5 kg/m² e 29,9 kg/m²) devem ganhar de 9 kg a 12 kg durante toda a gestação.

Desse total, considera-se que 4 kg a 6 kg estão relacionados ao feto, líquido amniótico e placenta; de 7 kg a 10 kg estão relacionados ao aumento dos tecidos maternos (maior volume sanguíneo e do líquido extracelular, crescimento uterino e aumento das mamas).

Geralmente, o ganho de peso não é relevante no 1º trimestre. Já a partir do 2º trimestre, o ganho de peso passa a ser mais significativo e a ingestão de energia e nutrientes da mãe interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento do bebê.

Lembre-se sempre de manter uma alimentação balanceada e fazer o acompanhamento pré-natal. Quando se fala em gestação, não se pode correr riscos e nem deixar de se atentar a sua saúde e a do bebê.

VEJA MAIS:


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *