3 sopas nutritivas para turbinar sua saúde e afastar doenças

Versatilidade das sopas permite uma variedade enorme de combinações de ingredientes

Confira receitas especiais de sopas nutritivas, versáteis e saudáveis!
Por Lucas Ferreira - 04/02/2018

Sopas são uma boa alternativa para refeições saudáveis FOTO: Shutterstock Images

Uma boa sopa não precisa de estação para ser consumida. Devido à grande variedade de ingredientes que podem ser utilizados no preparo desse prato, o seu potencial nutritivo garante refeições com muito sabor e recheados de saúde! E as variedades são muitas: caldos, canjas e sopas de diversos tipos, com legumes, carnes ou tudo misturado. Ficou curioso e quer descobrir as vantagens que alguns tipos de sopa oferecem ao organismo? Então se liga aí e aproveite para aprender 3 receitas de sopas nutritivas e o que cada uma pode proporcionar de bom à sua saúde!

Canja

O conselho na hora de gripes e resfriados não está errado! Tomar uma canja quente realmente ajuda a melhorar os sintomas. E isso graças a uma substância chamada cisteína, presente na carne de frango, que auxilia na diluição do muco no organismo. O prato fica ainda mais nutritivo e balanceado com a presença do arroz, que fornece energia em forma de carboidrato.

CANJA DE GALINHA – Ingredientes: 1 peito de frango sem pele; 2,5 litros de água; 4 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola picada; 3 dentes de alho; 2 tomates picados; 150g de vagem picada; 2 batatas em cubos; 1 cenoura em rodelas; 1 lata de milho escorrido; 1 xícara (chá) de arroz branco cru; sal e pimenta do reino a gosto; queijo parmesão ralado e cebolinha picada para polvilhar. Modo de preparo: Em uma panela de pressão, coloque o frango, a água e o caldo de galinha. Tampe, leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos após começar a chiar. Desligue, deixe esfriar, retire o frango da panela e desfie, reservando a água do cozimento. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate e refogue por mais 3 minutos. Junte a água do cozimento reservada e assim que levantar fervura, acrescente a vagem, a batata, a cenoura, a ervilha e o milho e cozinhe por 3 minutos. Coloque o arroz e o frango desfiado, tempere com sal e pimenta e cozinhe com a panela semi aberta até amaciar o arroz e os legumes. Transfira para uma sopeira, polvilhe com queijo parmesão e cebolinha para servir. FOTO: Rodrigo Moreira/Colaborador

Sopa de legumes

A palavra aqui é diversidade. Para obter sopas nutritivas de verdade, suculentas e coloridas, aposte na variedade de legumes. Beterraba, cenoura, batata, brócolis, chuchu, abobrinha, tomate, pimentão, mandioca, lentilha, ervilha… a lista é enorme. Para deixar o prato mais saudável sem abrir mão do sabor, evite usar caldo de legumes ou de carne comprado pronto. Também pegue leve no sal, que, em excesso, faz mal à saúde, e abuse de temperos naturais, como ervas e pimentas.

SOPA DE LEGUMES – Ingredientes: 2 espigas de milho; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado; 2 tomates picados; 1 cenoura em rodelas; 2 batatas em cubos; 1 abobrinha italiana em cubos; 1 mandioquinha em cubos; 1 chuchu em cubos; 200g de vagem picada; 2 litros de água; 1 cubo de caldo de legumes; 1/2 xícara (chá) de salsa picada; sal a gosto; queijo parmesão ralado para polvilhar. Modo de preparo: Passe uma faca nas espigas de milho, retirando os grãos e reserve. Aqueça uma panela grande com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho até murchar. Adicione todos os legumes inclusive os grãos de milho reservados, a água e o caldo de legumes e cozinhe até que os legumes estejam macios. Adicione a salsa, tempere com sal e cozinhe por mais 3 minutos. Sirva em seguida polvilhado com parmesão. FOTO: Rodrigo Moreira/Colaboradora

Caldo verde

Linguiça, batata e couve: o trio é a base dessa sopa tão saborosa. O legume contém potássio, que auxilia o controle da pressão alta. Já fibras é o que não falta na couve – elas ajudam na digestão e no trabalho do intestino. Por outro lado, a linguiça é fonte de gorduras. As embutidas, como paio e calabresa, ainda contém conservantes que fazem mal à saúde. Para que a refeição fique mais leve e saudável, substitua esse ingrediente por uma carne mais magra, como maminha.

CALDO VERDE COM LINGUIÇA – Ingredientes: 6 batatas médias; 2 litros de água; 1/2 maço de couve em tiras; 250g de calabresa; 1 colher (sopa) de óleo; 1 cebola picada; 2 dentes de alho amassados; pimenta-do-reino a gosto. Modo de preparo: Cozinhe as batatas com o caldo e a água, quando estiver cozida, passe no liquidificador e reserve. Em uma panela, corte em cubos a calabresa, acrescente o óleo e leve ao fogo até dourar. Adicione a cebola, o alho e a pimenta a gosto e misture com a calabresa. Junte, aos poucos, o creme de batata, mexendo para não grudar. Coloque a couve, mexa por mais 5 minutos. Sirva acompanhada de torradas. FOTO: Kelly Guerra/Colaboradora

 

Texto: Da redação | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista

 

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