{"id":118427,"date":"2022-11-01T16:00:00","date_gmt":"2022-11-01T19:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.altoastral.com.br\/?p=118427"},"modified":"2022-11-07T17:18:16","modified_gmt":"2022-11-07T20:18:16","slug":"black-friday-dicas-para-nao-endividar-compras","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/staging.altoastral.com.br\/financas-e-empreendedorismo\/black-friday-dicas-para-nao-endividar-compras.phtml","title":{"rendered":"Black Friday: confira 3 dicas para n\u00e3o se endividar com as compras"},"content":{"rendered":"

Com a chegada do m\u00eas de novembro, muita gente j\u00e1 est\u00e1 preparada para aproveitar as ofertas e vantagens da Black Friday<\/strong>. No entanto, especialistas em finan\u00e7as recomendam cautela nesse per\u00edodo, viu? <\/p>

Segundo o educador financeiro Thiago Martello, os consumidores devem se atentar a algumas armadilhas que podem comprometer o or\u00e7amento dom\u00e9stico<\/a>, como compras desnecess\u00e1rias e pre\u00e7os abusivos. <\/p>

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Compras por impulso potencializam gastos em excesso na Black Friday – Foto: Shutterstock<\/figcaption><\/figure>

Sendo assim, bora saber como aproveitar a Black Friday da melhor maneira? Abaixo, voc\u00ea confere tr\u00eas dicas do especialista para evitar as d\u00edvidas<\/strong> e fazer suas compras com seguran\u00e7a:<\/p>

Evite compras por impulso<\/h3>

H\u00e1 comportamentos que potencializam gastos em excesso<\/a>, principalmente em \u00e9pocas de promo\u00e7\u00e3o. O educador detalha que cerca de 80% daquilo que as pessoas adquirem s\u00e3o por impulso<\/strong>, ou seja, oito a cada dez coisas podem ficar paradas no fundo do arm\u00e1rio. <\/p>

Por isso, \u00e9 preciso pensar antes se o produto ou servi\u00e7o \u00e9 realmente necess\u00e1rio. \u201cPartindo do pressuposto que sim, comece a fazer uma varredura de pre\u00e7os, usando os buscadores que ajudam a comparar esses valores\u201d, destaca o especialista.<\/p>

Previna-se de fraudes<\/h3>

Na Black Friday, algumas lojas <\/strong>aumentam os pre\u00e7os antes da data e <\/strong>depois baixam para parecer desconto. Assim, Thiago aconselha acompanhar e registrar os valores<\/strong> ao longo do m\u00eas<\/strong> para n\u00e3o ser enganado. <\/p>

\u201cCom o celular na m\u00e3o, mandar um print para voc\u00ea mesmo no WhatsApp, por exemplo, pode ser uma sugest\u00e3o. \u00c9 muito pessoal a maneira como ser\u00e1 realizada essa estrat\u00e9gia, mas ela precisa ser feita. Hoje em dia h\u00e1 plataformas e aplicativos que monitoram o pre\u00e7o<\/strong><\/a> de produtos e lojas, facilitando ainda mais a tarefa\u201d, acrescenta. <\/p>

Busque seus direitos<\/h3>

Segundo o especialista, dados hist\u00f3ricos do Procon mostram que os maiores picos de reclama\u00e7\u00e3o s\u00e3o pr\u00f3ximos ou durante a Black Friday. Nesse sentido, caso o consumidor se sinta lesado, ele deve realizar a reclama\u00e7\u00e3o de maneira oficial<\/strong>. <\/p>

Os canais para isso podem incluir sites como o Reclame Aqui, o pr\u00f3prio Procon e ag\u00eancias reguladoras do setor em quest\u00e3o, como a Anatel \u00e9 para servi\u00e7os de telefonia, por exemplo. <\/p>

Al\u00e9m de uma boa pesquisa e estar atento \u00e0s letras mi\u00fadas que dificultam o acesso a informa\u00e7\u00f5es importantes<\/strong>, pode-se ainda usar cupons de desconto, preferir lojas que deem benef\u00edcios como menores taxas na primeira compra e compartilhar com amigos o consumo de produtos como assinaturas ou taxas de entrega.\u00a0<\/p>

E a\u00ed, curtiu as informa\u00e7\u00f5es? Veja essas e outras dicas no v\u00eddeo abaixo:<\/p>