Margot Robbie<\/a> e Tom Hanks, entre outros, est\u00e3o no filme, em que pais e estudantes se re\u00fanem em uma cidade enigm\u00e1tica.<\/p> “Anatomie d’une chute”, de Justine Triet<\/h2> A francesa Triet (“Sibyl”) conta a hist\u00f3ria de uma mulher acusada pelo assassinato de seu marido. A alem\u00e3 Sandra H\u00fcller, que surpreendeu Cannes em 2016 com “Toni Erdmann”, \u00e9 protagonista;<\/p>
“Monster”; de Hirokazu Kore-eda\u00a0<\/h2> O diretor de “Assunto de Fam\u00edlia” volta a filmar em seu pa\u00eds natal, depois de rodar longas-metragens na Fran\u00e7a e na Coreia do Sul (“Broker”, exibido em Cannes ano passado). Desta vez relata a hist\u00f3ria de crian\u00e7as em uma escola marcada por um incidente;<\/p>
“Il sol dell’avvenire”, de Nanni Moretti\u00a0<\/h2> O veterano cineasta italiano volta a Croisette com um filme sobre “cinema, circo e os anos 1950”;<\/p>
“La Chimera”, de Alice Rohrwacher\u00a0<\/h2> Depois de exibir “Lazzaro Felice” em 2018, a cineasta italiana dirige um Josh O’Connor quase irreconhec\u00edvel no papel de um jovem arque\u00f3logo relacionado com um grupo de saqueadores na It\u00e1lia dos anos 1980;<\/p>
“About dry grasses”, de Nuri Bilge Ceylan\u00a0<\/h2> O cineasta turco recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2014 com “Sonho de Inverno”. Seu novo filme narra a hist\u00f3ria de um professor que enfrenta acusa\u00e7\u00f5es de ass\u00e9dio sexual;<\/p>
“L’\u00e9t\u00e9 dernier”, de Catherine Breillat<\/h2> Dez anos depois de seu filme anterior, “Abus de faiblesse”, e de enfrentar graves problemas de sa\u00fade, a pol\u00eamica diretora francesa volta com a hist\u00f3ria de uma m\u00e3e de fam\u00edlia que vive uma hist\u00f3ria de amor com o genro.<\/p>
“Le pot-au-feu de Dodin Bouffant”, de Tran Anh Hung<\/h2> O diretor de origem vietnamita venceu a Cam\u00e9ra d’Or em em Cannes em 1993 com “O Cheiro do Papaia Verde”. Seu novo filme, ambientado no fim do s\u00e9culo XIX, mostra a rela\u00e7\u00e3o entre Eugenie, uma renomada cozinheira, e Dodin, o gourmet para quem trabalhou nos \u00faltimos 20 anos;<\/p>
“Rapito”, de Marco Bellocchio<\/h2> Palma de Ouro honor\u00e1ria em 2021, o diretor italiano de “O Traidor”, tem a possibilidade, aos 83 anos, de disputar o pr\u00eamio m\u00e1ximo com “Rapito”, basado na hist\u00f3ria real de Edgardo Mortora, um menino judeu de 6 anos sequestrado e convertido \u00e0 for\u00e7a ao catolicismo pela Igreja no s\u00e9culo XIX;<\/p>
“May December”, de Todd Haynes<\/h2> O americano volta a Cannes com um filme protagonizado por Julianne Moore e Natalie Portman, um drama sobre um casal com uma grande diferen\u00e7a de idade;<\/p>
“Firebrand”, de Karim A\u00efnouz<\/h2> O diretor brasileiro, que venceu a mostra Un Certain Regard em 2019 com “A Vida Invis\u00edvel”, apresenta um filme sobre o casamento do rei Henrique VIII com Catherine Parr, protagonizado por Alicia Vikander, Eddie Marsan e Jude Law;<\/p>
“The Old Oak”, de Ken Loach<\/h2> Aos 86 anos, o diretor brit\u00e2nico volta \u00e0 competi\u00e7\u00e3o oficial com um drama social e realista, fiel a seu estilo, ambientado no nordeste da Inglaterra, sobre o encontro entre o propriet\u00e1rio de um pub e uma refugiada s\u00edria;<\/p>
“Banel et Adama”, de Ramata-Toulaye Sy\u00a0<\/h2> A jovem diretora senegalesa, Ramata-Toulaye Sy entra diretamente na disputa pela Palma de Ouro com seu primeiro filme, sobre um jovem casal que enfrenta as cr\u00edticas em seu vilarejo;<\/p>
“Perfect days”, de Win Wenders<\/h2> O veterano cineasta alem\u00e3o, vencedor da Palma de Ouro com “Paris, Texas” em 1984, apresenta um filme em tr\u00eas dimens\u00f5es, ambientado nos banheiros p\u00fablicos no Jap\u00e3o;<\/p>
“Jeunesse”, de Wang Bing<\/h2> O documentarista chin\u00eas est\u00e1 representado duas vezes em Cannes, com “Jeunesse” na disputa pela Palma de Ouro, e com “Man in black” nas sess\u00f5es especiais;<\/p>
“Black flies”, de Jean-St\u00e9phane Sauvaire<\/h2> O diretor franc\u00eas conta a hist\u00f3ria de uma dupla de param\u00e9dicos que percorre as ruas de Nova York em uma ambul\u00e2ncia. Sean Penn \u00e9 um dos protagonistas;<\/p>
“Le retour”, de Catherine Corsini<\/h2> A cineasta francesa, que disputou a Palma de Ouro h\u00e1 dois anos com “La fracture”, retorna com a hist\u00f3ria de uma m\u00e3e e as duas filhas adolescentes que voltam \u00e0 ilha de C\u00f3rsega, de onde foram obrigadas a fugir em circunst\u00e2ncias tr\u00e1gicas.<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A 76\u00aa edi\u00e7\u00e3o do Festival de Cannes acontece de 16 a 27 de maio, com 21 filmes na disputa pela Palma de Ouro<\/p>\n","protected":false},"author":132,"featured_media":127415,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7179],"tags":[7367,7160,7551,9162,435,7272],"acf":[],"yoast_head":"\n
Festival de Cannes 2023: veja quais filmes concorrem \u00e0 premia\u00e7\u00e3o<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n