Beleza

Glow X Matte: maquiadora ensina como usar cada um na pele

Esses são acabamentos que fazem toda a diferença na sua make; saiba em qual ocasião apostar no efeito glow ou matte

Vai de pele glow ou matte hoje? Saiba as diferenças entre os acabamentos - Foto: Shutterstock

Os efeitos glow e matte são dois queridinhos das blogueiras e celebridades, porém, de acordo com a maquiadora Karol Resende, eles só têm isso em comum. O que distingue os dois acabamentos são os produtos usados em cada um deles, já que no primeiro usamos itens mais “cremosos” e no segundo mais opacos.

“Na pele glow, os produtos são mais hidratantes e cremosos. É uma pele com mais viço e um brilho natural e o rosto fica com aspecto de descansado, saudável. Para a pele matte, os produtos são mais opacos e geralmente garantem maior durabilidade, sendo conhecidos por deixar a pele mais ‘sequinha’, sem acabamento brilhoso”, explica Karol.

E mesmo que a escolha por um dos acabamentos dependa muito do gosto e da opção de cada um, o divisor de águas costuma se dar pelo clima e pela ocasião. “A pele matte é muito usada nas épocas mais quentes do ano, por ter maior durabilidade. Já a pele glow aparece mais em temperaturas mais frias”, diz a maquiadora.

Além disso, a tendência de cada momento também dita qual dos acabamentos aparece mais. Há algum tempo, por exemplo, o efeito matte era o preferido, mas a “pele fresca” que vem com o efeito glow vem ganhando as brasileiras.

E para não errar na hora de fazer qualquer um desses acabamentos, veja a seguir os passo a passos de Karol para realizá-los:

Para pele glow

  • Hidratar a pele é o passo mais importante, por isso, o skincare é essencial. Depois disso é bom deixar a pele bem sequinha, mas hidratada.
  • O segundo passo é a iluminação — o produto pode ser em pó ou em creme, a escolha fica a critério. Utilize um primer glow ou até mesmo um hidratante iluminador na pele toda.
  • O terceiro passo é aplicar a base. Use uma base leve (aquosa e fluída) ou dilua a base para ficar menos denso, aplicando com pincel mais firme.
  • Depois da base, use o corretivo apenas na pálpebra inferior ou faça o famoso triângulo rente ao nariz. O pincel deve ser um mais fofinho, a não ser se for para esconder espinhas ou manchas, pois nesse caso o pincel tem que ser mais firme.
  • Use a luz a seu favor! Com corretivo, comece iluminando a região abaixo dos olhos, abaixo das sobrancelhas, e faça um traço no canto externo dos olhos, para levantar o olhar. Um bom truque para não ficar muito marcado é fazer e se olhar na câmera do celular com o flash ligado.

Para pele matte

  • Hidrate a pele, para evitar que fique marcada.
  • Espere o hidratante ser totalmente absorvido pela pele e aplique usando pincel ou esponja a base com acabamento matte.
  • Aplique pó solto na zona T e nas olheiras.
  • Depois, sele toda a pele com um pó compacto com acabamento matte, “varrendo” o pó translúcido.

Mais notícias como essa

Sair da versão mobile