Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A versão de 1991 de “A Família Addams” foi a que fez maior sucesso
A versão de 1991 de “A Família Addams” foi a que fez maior sucesso - Foto: Reprodução

Entretenimento

Para além das fantasias: conheça a história por trás de “A Família Addams”

Presente em todo Halloween, a história dessa família assustadora vai muito além dos filmes; saiba tudo

Figurinha carimbada das festas de Halloween, é difícil conhecer alguém que não seja fã de “A Família Addams”. Com diversas adaptações para a televisão — incluindo o recente spin-off de Wandinha — a história dessa família sinistra vai muito além da diversão, do terror e da típica trilha sonora de estalar os dedos.

Se você acha que Mortícia, Gomez e seus outros integrantes surgiram dos filmes, está redondamente enganado. A história de “A Família Addams” começou a partir dos quadrinhos, com início de publicação no século XX.

Criada em 1932 pelo cartunista Charles Adams, a história tinha como missão a satirização dos ideais de família tradicional norte-americana deste período, sobretudo da cidade-natal do cartunista, Westfield, Nova Jersey.

À época, o local era repleto de mansões da era vitoriana e cemitérios antigos. E para completar o ar assustador ao local, a cidade ainda contava com pessoas que se vestiam de um jeito elegante e meio exótico, assim como “A Família Addams”.

As histórias, que eram publicadas em formato de tirinha, fizeram muito sucesso no jornal “The New Yorker” e só pararam por conta da morte de seu criador em 1988. Contudo, antes disso, essa família assustadora já havia aparecido na TV.

As adaptações de “A Família Addams”

Sua primeira aparição nas telinhas aconteceu em 1964, a partir da live-action da ABC. Na época, a atração era televisionada em preto e branco e foi ao ar até 1966.

Foi também neste período que “A Família Addams” teve sua primeira aparição no mundo das animações. Um episódio de “Scooby-Doo” — desenho em quatro personagens e um cachorro investigam casos misteriosos de assombrações — contou com a ilustre presença dessa família assustadora.

Depois disso, os personagens ganharam sua própria série em 1973, uma animação em 1990 e uma sitcom em 1998. Ainda assim, seu maior sucesso, sem dúvida, fica para a versão cinematográfica de “A Família Addams” que estreou em 1991.

A versão mais amada do público conta com a participação de Anjelica Huston, Christina Ricci, Raúl Juliá e Christopher Lloyd, sob a direção de Barry Sonnenfeld.

Versões mais recentes

Desde então, “A Família Addams” ganhou duas versões animadas. A primeira em 2019 e “A Família Addams 2: Pé na estrada” lançada em 2021.

Mas a expectativa maior é para a chegada de “Wednesday” (ou “Wandinha”, em português), chega em 23 de novembro na Netflix. A série se trata de spin-off focado na adolescência da personagem, que vai para a escola aprender a dominar suas habilidades psíquicas ao mesmo tempo que busca resolver um mistério de duas décadas e meia: um assassinato em que seus pais estão envolvidos.

Wandinha será interpretada pela atriz Jenna Ortega, contará com a direção de Tim Burton e com a participação de Christina Ricci, a Wandinha do filme de 1991.

Mais notícias como essa