As plantas medicinais são conhecidas pelo seu alto potencial terapêutico que contribui para a saúde e bem-estar. Algumas espécies são utilizadas desde a Antiguidade e até hoje auxiliam no tratamento e prevenção de várias doenças. Abaixo, confira seis plantas medicinais para cultivar em casa e aproveite os seus benefícios.
1. Hortelã
A hortelã é uma planta medicinal conhecida pelo aroma fresco e agradável. Ela possui efeito calmante e expectorantes, o que contribui para o tratamento de doenças como a gripe.
A espécie não exige muito espaço e se adapta a diferentes condições climáticas. O ideal é deixá-la em um ambiente com bastante incidência do sol.
2. Boldo
O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, devido às suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
O cultivo da espécie deve ser feito com total exposição ao sol e rega moderada, mantendo o solo sempre úmido, mas sem encharcar.
3. Babosa
A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta rica em magnésio, potássio, vitamina C e iodo. A espécie possui propriedades que ajudam no combate a fungos causadores de doenças que atingem pele e cabelo, como micose e caspas.
A planta pode ser cultivada em vasos grandes com furos para liberar o fluxo de água. A preferência é por um solo drenado com terra, areia e adubo.
4. Camomila
Famosa pelo efeito calmante, a camomila também possui antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a eliminar as inflamações do organismo e proteger as células do efeito oxidante causado pelos radicais livres.
Para o cultivo, a camomila exige solo bem drenado com pouca incidência do sol. A rega deve ser moderada, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar.
5. Erva-doce
A erva doce é utilizada no tratamento de gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases, dores de cabeça, entre outros problemas. A planta deve ser sempre exposta ao sol e aguada regularmente.
6. Erva-cidreira
A erva-cidreira possui propriedades calmantes e sedativas e ajuda no trato de problemas digestivos. A espécie deve ser plantada em um lugar onde receba a luz direta do sol.