Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Semana de 4 dias? Entenda o que é a redução da jornada de trabalho
A redução da jornada de trabalho é debatido em diversos países - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Semana de 4 dias? Entenda o que é a redução da jornada de trabalho

A redução da jornada de trabalho favorece empresas e trabalhadores, mas exige uma análise cuidadosa, diz especialista

O debate sobre a redução da jornada de trabalho tem avançado em vários países do mundo. Recentemente, o Congresso chileno aprovou uma uma lei que reduz a semana de trabalho de 45 para 40 horas. Já o Brasil sediará entre junho e dezembro deste ano um experimento que testará o modelo de trabalho semanal de quatro dias. A iniciativa é uma parceria entre a organização 4 Day Week, que conduz testes globais sobre a carga horária reduzida, e a brasileira Reconnect Happiness at Work

O presidente da ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Paulo Sardinha explica que esta discussão “gira em torno da ideia de que a redução da jornada de trabalho poderia trazer melhorias para qualidade de vida dos trabalhadores” e aumentar a sua produtividade. Porém, para ele, o tema é controverso, pois como cada empresa possui a sua realidade, a implementação de uma semana de trabalho de quatro dias poderá trazer implicações para as empresas e também para a competitividade do país. 

“Quatro dias de produtividade ainda será algo menor do que cinco dias com a mesma produtividade, do ponto de vista da competitividade, principalmente no âmbito internacional”, aponta o presidente. 

Preservação dos salários

No experimento que será realizado no Brasil, os funcionários das empresas participantes terão a jornada de trabalho reduzida para 32 horas semanais, sem redução dos salários. O último país a realizar o teste da semana de quatro dias úteis foi o Reino Unido, onde 92% das empresas que participaram decidiram manter o modelo após o período de testes

“Atualmente, se discute um modelo em que a redução da jornada seria implementada sem a correspondente diminuição proporcional do salário, desde que fossem mantidos os índices de produtividade. Há ainda a questão de que não haveria a redução dos encargos trabalhistas. E, por conta disso, sérios e negativos impactos na base de custos”, avalia Sardinha. 

Tendência global

A proposta de redução da jornada de trabalho já foi testada em alguns países como Bélgica, Islândia e Suécia, além do Reino Unido. Os Emirados Árabes Unidos foram o país pioneiro na redução no número de dias de trabalho. Por lá, todos os funcionários de órgãos públicos colaboram com apenas 36 horas semanais, divididas em quatro dias úteis.

Mais notícias como essa