Sua conta de energia anda mais alta e você não sabe o motivo? Uma das razões podem ser os aparelhos conhecidos por serem “gastões” e que estão presentes em muitos lares. Nessa categoria, estão a geladeira e refrigerador, ar-condicionado, forno elétrico, máquina de lavar e secar roupa, máquina de lavar louça e micro-ondas.
O engenheiro eletricista Fábio Carvasan explica que vários fatores podem fazer esses itens gastarem mais energia, fora a frequência e a duração do uso. Segundo o docente de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), um deles é quando os aparelhos estão funcionando com 100% de sua capacidade, por isso, não é recomendado utilizá-los dessa forma.
O tempo de vida útil do aparelho também pode ser um aspecto importante. Alguns itens mais antigos podem acabar usando mais energia do que os novos. “Em muitos casos, a substituição de aparelhos mais antigos por modelos mais eficientes pode resultar em economia a longo prazo e ainda benefícios ambientais”, salienta o engenheiro eletricista do Grupo UniEduK.
E aí, como usar esses aparelhos necessários no dia a dia, mas conseguir diminuir a conta de energia em casa? Veja as dicas e truques do especialista a seguir:
Geladeira/Refrigerador
Mantenha a temperatura do aparelho ajustada para os níveis recomendados e evite abrir a porta com frequência e por longos períodos. Limpe regularmente as serpentinas na parte de trás para garantir a eficiência do condensador.
Ar-condicionado
Lembre-se de fechar portas e janelas quando for usar o ar-condicionado. Regule a temperatura para um nível confortável, não muito baixo.
Forno elétrico
Aproveite ao máximo cada uso, cozinhando várias porções de uma vez, e use para pré-aquecer apenas quando necessário. Se houver, utilize a função de convecção.
Máquina de lavar/secar roupa
Utilize a capacidade máxima de carga e opte por ciclos de lavagem com água fria sempre que possível. Ademais, limpe sempre o filtro da secadora após o uso.
Máquina de lavar louça
Ciclos de lavagem econômicos e com carga completa são mais inteligentes nesse sentido. Tirar todos os resíduos de comida dos itens antes também é importante. Seque a louça ao ar livre ou desligue a secagem aquecida.
Micro-ondas
Ajuste a potência do micro-ondas de acordo com a necessidade, pois nem todos os alimentos precisam ser cozidos na potência máxima. Desconecte o micro-ondas da tomada quando não estiver em uso.
Outras dicas
Há ainda algumas dicas que Fábio recomenda para aplicar no dia a dia e diminuir a conte de energia:
- Dica 1 – Utilize lâmpadas LED, que são mais eficientes, apague as luzes quando não estiverem em uso e, sempre que possível, aproveite a luz natural durante o dia
- Dica 2 – Desligue os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso, especialmente carregadores, TVs, eletroeletrônicos etc.
- Dica 3 – Regule termostatos para níveis adequados e isole janelas e portas para evitar perda de calor ou entrada de ar fio. Além disso, utilize cortinas para controlar a temperatura da casa
- Dica 4 – Reduza a temperatura do aquecedor de água e utilize chuveiros de baixo consumo e torneiras com aeradores. Fique atento aos possíveis vazamentos de água quente