Algumas mulheres sentem cólicas menstruais bem intensas, que chegam até a afetar sua qualidade de vida, especialmente nos meses mais frios. Esse é o seu caso?
Quando as cólicas são fortes e aparecem fora do período, por exemplo, pode ser necessário buscar um médico. Afinal, esses podem ser sinais de doenças como a endometriose, que atinge cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva.
Porém, em grande parte dos casos, as cólicas menstruais podem mesmo aumentar ou diminuir dependendo do clima. No frio, elas tendem a ficar maiores, uma vez que, com as temperaturas baixas, os vasos sanguíneos se comprimem.
Isso muitas vezes faz com que as mulheres recorram a medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Todavia, há outras formas de diminuir as cólicas menstruais no frio sem precisar usá-los.
Veja as dicas do ginecologista Dr. Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, nesse sentido:
Faça compressas de água morna
Usada por muitas mulheres nos dias de cólica, essa antiga técnica é uma das mais eficazes. Basta colocar uma bolsa de água morna ou compressa na área e deixar por uns 15 minutos, lembrando de ter sempre um pano entre a bolsa ou compressa e a pele.
E você sabe por que isso funciona? Basicamente, o calor ativa o fluxo sanguíneo, o que ameniza a dor.
Aposte em bebidas quentes
Assim como o calor da bolsa de água morna, o das bebidas quentes também funciona. Só é preciso ter atenção para não escolher as que contém cafeína, já que elas podem agravar as dores em algumas mulheres.
Em vez disso, opte por chás com propriedades relaxantes, calmantes e anti-inflamatórias, como os de camomila, hortelã, alecrim, louro e lavanda.
Dê atenção à alimentação
Para algumas mulheres, doces e comidas gordurosas demais causam inchaço e retenção de líquidos, o que aumenta as dores. Para evitar essa possibilidade, mantenha uma alimentação equilibrada e cheia de legumes, verduras, frutas e carnes magras na época da menstruação. Também não se esqueça de se hidratar.
Mantenha hábitos saudáveis
Manter hábitos saudáveis é essencial para que as cólicas menstruais sejam menos severas. Evitar fumar, por exemplo, auxilia muito nisso.
Ah, e sabe quando você está no período menstrual e, por isso, não está com vontade de ir fazer exercícios físicos? Pois saiba que, por mais que possam parecer desconfortáveis no momento, eles aumentam o fluxo sanguíneo, liberando endorfina e auxiliando no controle das dores.
Descanse
O estresse que pode surgir após uma noite mal dormida é péssimo para as cólicas menstruais, intensificando-as. Por isso, ter um bom sono é outra dica de ouro.
Fonte: Saúde em Dia