Saúde

Saiba quais alimentos você deve (ou não) refrigerar ou congelar

Alguns alimentos podem até estragar se não forem armazenados da forma correta; saiba o que fica dentro ou fora da geladeira

Saiba quais alimentos devem ou não ser deixados na geladeira - Foto: Shutterstock

Ao comprar um alimento é preciso ter o maior cuidado para não estragar rápido, não é mesmo? Mas para que isso não ocorra, é preciso saber armazenar esses itens corretamente. Alguns alimentos, por exemplo, precisam ser refrigerados ou congelados, enquanto outros não devem ser colocados na geladeira.

Ainda assim, vale pensar: será que meus hábitos de armazenamento estão corretos? Veja a seguir quais alimentos devem ser refrigerados e quais não podem ser congelados:

Quais alimentos devem ser refrigerados?

Geralmente, os alimentos que são perecíveis, já que têm maior proliferação de bactérias em temperatura ambiente, precisam ser refrigerados para não estragarem. O leite e seus derivados, os ovos e as carnes, por exemplo, são assim.

No caso de verduras, frutas e legumes, já depende das características de cada uma delas. Em alguns casos, os itens não precisam de refrigeração, porém podem ir para a geladeira em alguns casos. “Por exemplo, uma manga ou um pêssego devem ficar apenas em local fresco e arejado. Porém, se já estiverem maduros e a intenção é guardar por mais alguns dias, podem ser levados para a geladeira para durarem um pouco mais”, explica a coordenadora de nutrição e dietética Cintya Bassi.

Já a cebola não deve ir para a geladeira, pois isso pode tirar a sua crocância.

E quais alimentos não devem ser congelados?

Segundo Cintya, existem certos alimentos que não devem ser congelados, já que podem murchar ou perder o sabor ao serem retirados da geladeira para o consumo.

“Alguns alimentos não devem ser congelados, como o repolho, a escarola, o agrião e a alface, porque eles já têm uma composição muito grande de água. Por isso, ao reverter o processo de descongelamento, teremos um alimento murcho e sem sabor”, explica a especialista.  

Cintya diz ainda que ovos cozidos ou omeletes também não devem ser congelados. Caso contrário, sua textura pode mudar e os alimentos vão ficar borrachudos. Esse também é o caso dos queijos e iogurtes.

Além disso, alimentos já temperados precisam de cuidados extras para serem congelados. É preciso reduzir a quantidade de tempero, já que, ao congelarem, eles vão ter o seu sabor acentuado. Por fim, há também algumas dicas gerais para o momento de congelar os alimentos:

  • Higienize os alimentos e recipientes antes;
  • Não congele alimentos cozidos enquanto estiverem quentes;
  • Ao tirar o alimento do congelador, coloque-o um pouco na geladeira, ao invés de tirá-lo diretamente para o ambiente.

Fonte: Cintya Bassi,coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde; e Saúde em Dia.

Mais notícias como essa

Sair da versão mobile