O purê de batatas é um dos acompanhamentos mais comuns nos lares brasileiros. E não é para menos – ele fica uma delícia acompanhando tanto a carne vermelha quanto o frango ou o peixe, assim como em refeições vegetarianas ou veganas.
Mas você com certeza já deve ter comido um purê de batatas que estava muito aguado ou sem tanto tempero. E sabe por quê? Existem dicas que, apesar de simples, algumas pessoas não conhecem, e que são essenciais para que o acompanhamento fique mais cremoso e saboroso.
Quer saber como fazer esse purê de batatas perfeito? Veja a seguir:
Use o tipo certo de batata
Já que o principal ingrediente dessa receita é justamente a batata, é fundamental escolhê-la bem. Se a ideia for um purê de batatas convencional mesmo, a mais indicada é a asterix, que deixa o acompanhamento mais consistente. Uma dica importante é pegar unidades menores, que são mais “sequinhas”.
Já se quiser inovar, o purê de batata baroa é outra opção deliciosa!
Coloque sal na água
Quando você faz purê, sempre erra no sal? Isso pode ser porque você está colocando esse tempero no final, aí ele fica mal distribuído. O melhor é acrescentá-lo na água do cozimento, e a quantidade deve ser de uma colher de sopa por quilo de batata.
Atenção: outros temperos devem ser acrescentados no final, essa dica é apenas para o sal.
Saiba o quanto cozinhar
Muitas pessoas acabam cozinhando a batata por tempo demais. O truque é que, se você conseguir partir as fatias das batatas dentro d’água fervente com um garfo, elas já podem ser espremidas.
Acrescente manteiga e leite
Acrescentar leite e manteiga junto às batatas amassadas é essencial para chegar à consistência e à cremosidade perfeitas. Meia xícara (chá) de leite e meia colher (chá) de manteiga devem ser o suficiente para cada quilo de batatas.
Que tal acrescentar queijo?
Apesar de apenas os ingredientes tradicionais já conseguirem fazer um purê de batatas delicioso, não há como negar que a versão com queijo é especial. Pode escolher o seu queijo de preferência, como muçarela, parmesão ralado, gorgonzola ou gruyére, e o acompanhamento vai ficar muito mais saboroso!