Nos últimos tempos, o pistache se tornou a tendência da vez nas comidas, especialmente nos doces. Sorvetes, brigadeiros, tortas e até panetones com o sabor enchem as lojas e agradam uma legião de amantes dessa noz. E você sabia que a oleaginosa não é só uma delícia, mas também bem saudável?
Pois é isso mesmo que explica a nutricionista Mayane Marinho! De acordo com ela, o pistache tem vários benefícios para o organismo, apesar de ser necessária cautela com as quantidades do ingrediente, que é bem calórico. A preferência pelas versões sem sal também ajuda, diminuindo a ingestão de sódio.
A oleaginosa ainda é versátil e pode ser consumida de diversas maneiras: in natura, em saladas, misturado no iogurte ou overnight oats, junto a castanhas e outras frutas secas. Isso sem falar nos populares doces com a noz, que mantêm as vantagens do pistache, todavia pedem ainda mais atenção e moderação por seus outros ingredientes.
Mas quais são todos esses benefícios da noz do momento, afinal? Conheça-os a seguir com as explicações de Mayane:
Benefícios do pistache
O pistache é um alimento rico em nutrientes como o complexo B, vitamina E, magnésio, fósforo e ferro. Eles são fundamentais para o bom funcionamento do corpo como um todo.
A noz ajuda na saúde cardiovascular por ser rica no que chamamos de gordura boa (poliinsaturada ou monoinsaturada) e auxilia no metabolismo de colesterol. Outra vantagem é que o pistache é bom para o controle da glicemia e a saúde ocular, reduzindo o risco de doenças oculares relacionadas à idade.
Mayane ainda ressalta que ele possui propriedades antioxidantes (como a vitamina E), que combatem radicais livres, evitando várias doenças crônicas.
Além de todas essas vantagens, o pistache é ainda mais necessário para certos grupos de pessoas. Quem procura emagrecer pode se beneficiar com o pistache, que é rico em fibras e tem baixo índice glicêmico, lembrando sempre de se atentar à quantidade. A oleaginosa é também uma boa fonte de proteína vegetal, ideal para vegetarianos e veganos.
Quem não deve consumir pistache?
A nutricionista diz que a principal contraindicação é para aqueles indivíduos com alergia a nozes ou ao pistache em si. Há outros grupos, contudo, que devem tomar certo cuidado com o consumo.
Pessoas que estão em uso de medicamentos anticoagulantes podem ter problemas devido à concentração de vitamina K presente no pistache. Quem tem dificuldade de digestão pode sentir algum desconforto com a concentração de fibras da noz.
Por último, pacientes com doenças renais ou seguindo dietas específicas devem conversar com um profissional antes de inserir o pistache na dieta.